EMENTA
Estudo dos princípios organizacionais aplicados à educação física e desporto. Apresenta o sistema desportivo brasileiro e discute a sua legislação e apolítica nacional de educação física e seus planos setoriais. Propicia uma analise detalhada dos elementos envolvidos na organização e desenvolvimento dos eventos esportivos.
OBJETIVO GERAL
· Capacitar o aluno frente ao conteúdo da disciplina, buscando as adaptações necessárias à construção e aplicação do conteúdo desenvolvido.
· Discutir decretos, portarias e leis que regulamentam a educação física brasileira
· Promover discussão sobre sistemáticas de organização de projetos para atuação dos profissionais de educação física.
· Discutir formas de planejamento e organização de competições desportivas
OBJETIVO ESPECÍFICO
· Discutir os princípios organizacionais aplicados à educação física
· Planejar eventos nas diversas modalidades esportivas
· Oportunizar os alunos a vivência de novas experiências no mercado de trabalho
· Elaborar projetos para desenvolvimento e organização de competições esportivas e em outros eventos da área.
· Elaborar regulamentos para competições esportivas
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
· Administração e organização: conceituação – princípios gerais
· Princípios de organização aplicados à educação física e desportos
· Legislação e a política nacional de educação física
· Elaboração de projetos
· Organização de competições: eliminatória, rodízio, saldo de gols, combinações.
· Organização de competição de desportos coletivos e individuais
· Promoção de eventos esportivos
PROCEDIMENTOS:
· Aulas teóricas expositivo-participativas
· Trabalhos em grupo
· Pesquisa na internet
· Leituras individuais e em grupo
· Debates e discussões
· Projetos e eventos esportivos
AVALIAÇÃO
Entendendo a avaliação como um processo contínuo, ela acontecerá no decorrer de todas as atividades, para tanto utilizaremos alguns elementos, tais como: organização de eventos, participação em aulas, projeto, prova escrita, relatório.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
-CASTELLANI FILHO, Lino. Educação Física no Brasil a história que não se conta. Campinas: Papirus, 1992.
-MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Planos Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/ SEF, 1998
-CONTURSI, E.B. Marketing Esportivo. Sprint: Rio de Janeiro: 1999
- OLOVEIRA, Vitor M. ( org ). Fundamentos Pedagógicos – Educação Física. Vol. 2. Rio de Janeiro: Ao livro técnico, 1987
-POIT, D.R. Organização de eventos esportivos. Londrina : Midiograf, 1999
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
-MELO,N. Marketing esportivo e social. Londrina : midiograf, 1997
-SROUR, Robert. Poder, cultura e ética nas organizações. Rio de Janeiro: 1998
-MAIA, Adriano. CARVALHO, Mauri ( org ). Ensaios : Educação Física e Esportes. Volume 5 . Vitória: CEFD/EFES, 1997
Estudo dos princípios organizacionais aplicados à educação física e desporto. Apresenta o sistema desportivo brasileiro e discute a sua legislação e apolítica nacional de educação física e seus planos setoriais. Propicia uma analise detalhada dos elementos envolvidos na organização e desenvolvimento dos eventos esportivos.
OBJETIVO GERAL
· Capacitar o aluno frente ao conteúdo da disciplina, buscando as adaptações necessárias à construção e aplicação do conteúdo desenvolvido.
· Discutir decretos, portarias e leis que regulamentam a educação física brasileira
· Promover discussão sobre sistemáticas de organização de projetos para atuação dos profissionais de educação física.
· Discutir formas de planejamento e organização de competições desportivas
OBJETIVO ESPECÍFICO
· Discutir os princípios organizacionais aplicados à educação física
· Planejar eventos nas diversas modalidades esportivas
· Oportunizar os alunos a vivência de novas experiências no mercado de trabalho
· Elaborar projetos para desenvolvimento e organização de competições esportivas e em outros eventos da área.
· Elaborar regulamentos para competições esportivas
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
· Administração e organização: conceituação – princípios gerais
· Princípios de organização aplicados à educação física e desportos
· Legislação e a política nacional de educação física
· Elaboração de projetos
· Organização de competições: eliminatória, rodízio, saldo de gols, combinações.
· Organização de competição de desportos coletivos e individuais
· Promoção de eventos esportivos
PROCEDIMENTOS:
· Aulas teóricas expositivo-participativas
· Trabalhos em grupo
· Pesquisa na internet
· Leituras individuais e em grupo
· Debates e discussões
· Projetos e eventos esportivos
AVALIAÇÃO
Entendendo a avaliação como um processo contínuo, ela acontecerá no decorrer de todas as atividades, para tanto utilizaremos alguns elementos, tais como: organização de eventos, participação em aulas, projeto, prova escrita, relatório.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
-CASTELLANI FILHO, Lino. Educação Física no Brasil a história que não se conta. Campinas: Papirus, 1992.
-MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Planos Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/ SEF, 1998
-CONTURSI, E.B. Marketing Esportivo. Sprint: Rio de Janeiro: 1999
- OLOVEIRA, Vitor M. ( org ). Fundamentos Pedagógicos – Educação Física. Vol. 2. Rio de Janeiro: Ao livro técnico, 1987
-POIT, D.R. Organização de eventos esportivos. Londrina : Midiograf, 1999
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
-MELO,N. Marketing esportivo e social. Londrina : midiograf, 1997
-SROUR, Robert. Poder, cultura e ética nas organizações. Rio de Janeiro: 1998
-MAIA, Adriano. CARVALHO, Mauri ( org ). Ensaios : Educação Física e Esportes. Volume 5 . Vitória: CEFD/EFES, 1997