segunda-feira, 19 de março de 2007

PLANO DE CURSO: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

EMENTA

Reflexão critica, características e influências sofridas ao longo de sua historia relacionadas aos aspectos socioeconômico, político e educacional do nosso contexto. Resgate e analise da educação física enquanto fenômeno cultural. Esporte com a sociedade, cultura, política, profissionalismo, violência, racismo, lazer, saúde, capitalismo, socialismo e educação.

OBJETIVOS

-Possibilitar a troca e a produção de conhecimento/experiências no contexto da história da Educação Física, buscando contribuir com a formação profissional/política dos alunos.
-Discutir e analisar e Educação Física brasileira numa perspectiva de historicidade visando contribuir, desse modo, para uma melhor compreensão do discente, no que se refere ao seu campo de atuação profissional.
-Desafiar o aluno a pensar historicamente a área de conhecimento.
-Possibilitar ao aluno compreender a importância da historia para sua prática pedagógica.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

-História e Educação Física
O que é História?
O que é Educação Física?
-A importância e a peculiaridade do estudo da historia da Educação Física
-Licenciatura ou bacharelado?
-Gênese da Educação Física no cenário mundial
-Métodos Ginásticos
-Educação Física no contexto histórico brasileiro
-A crise da identidade da educação física: Ciência? Arte?
-Educação Física: corpo... mente?
-O Esporte no Brasil e transformações sócio-econômicas do esporte moderno
-As Diretrizes Curriculares Nacionais e de Educação Física
-Pesquisa na comunidade


PROCEDIMENTOS:

Pesquisa na internet
Vivencias corporais aulas expositivo-participativas
Leituras individuais e em grupo
Debates e discussões
Realização do Seminário de Historia da Educação Física

AVALIAÇÃO

Entendendo a avaliação como um processo contínuo, ela acontecerá no decorrer de todas as atividades, para tanto utilizaremos alguns elementos, tais como: apresentação de seminários, participação em aulas, prova escrita, ação dos alunos na comunidade.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

-CASTELLANI FILHO, Lino. Educação Física no Brasil a história que não se conta. Campinas: Papirus, 1992.
-COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo, SP: Cortez, 1992.
-MEDINA, João Paulo S. A Educação Física cuida do corpo e “MENTE” 8ª ed. Campinas,SP: Papirus, 1989.
-OLIVEIRA, Vitor Marinho de. O que é Educação Física. 9ªed. São Paulo: Brasiliense, 1993.
-SOARES, Carmen Lúcia. Educação Física: raízes européias e Brasil Campinas: Autores Associados, 1994.
-MARINHO, Inezil Penna.Contribuições para a história da Educação Física e dos desportos no Brasil. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1943.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

-BRACHT, Valter. Sociologia crítica do esporte: uma introdução. Vitória: UFES, CEFD, 1994.
-CASTELLANI FILHO, Lino. Política Educacional e Educação Física. Campinas, SP: Autores Associados, 1998.
-DAÓLIO, Jocimar. Educação Física brasileira: autores e atores da década de 1980. Campinas, SP: Papirus, 1998.
-KUNZ, Elenor (org.) et al. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Unijuí, 1994.
-TANI, Go et al. Educação física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EPU/Edusp, 1988.