EMENTA
Estuda a origem e evolução, bem como a teoria e a prática do Futsal. Propicia a aprendizagem dos elementos técnicos e táticos e os aspectos metodológicos do esporte no ensino Médio e Fundamental.
OBJETIVO GERAL
Compreender o futsal como uma das manifestações da cultura corporal, e contribuir para o desenvolvimento crítico do futuro profissional de educação física, proporcionando reflexão sobre o seu papel na sociedade atual.
Constatar e apontar as possibilidades de superação das problemáticas significativas da prática pedagógica.
OBJETIVO ESPECÍFICO
· Possibilitar o entendimento do fenômeno futebol, a partir de referenciais históricos, teóricos e filosóficos, com vistas a fomentar olhares críticos sobre sua gênese e evolução.
· Propiciar vivências que evidenciem os fundamentos técnicos e táticos básicos no intuito de instrumentalizar os futuros docentes em Educação Física da UNIPAC- Campus Almenara
· Analisar noções básicas da regra oficial do futsal.
· Construir coletivamente alternativas metodológicas para o ensino do futebol no âmbito escolar
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
· Gênese e evolução histórica do futsal no Brasil e no Mundo.
· Desenvolvimento das capacidades coordenativos inerentes ao futsal
· Fundamentos técnicos e táticos do futsal ( tática ofensiva e defensiva, marcação: tipo, intensidade e linhas de marcação, marcação e desenvolvimento de goleiro linha, marcação e desenvolvimento de bola parada)
· Resumo das regras e modificações em 2006
· Bases teóricas-metodológicas para o futsal na escola.
· Relação entre: Futsal, Futebol e Mídia
PROCEDIMENTOS:
· Aulas teóricas expositivo-participativas
· Trabalhos em grupo
· Pesquisa na internet
· Leituras individuais e em grupo
· Debates e discussões
· Evento esportivo com a modalidade futsal
· Oficinas de práticas docentes (ministradas pelos alunos )
AVALIAÇÃO
Entendendo a avaliação como um processo contínuo, ela acontecerá no decorrer de todas as atividades, para tanto utilizaremos alguns elementos, tais como: apresentação de seminários, participação em aulas, prova escrita, evento com a modalidade futsal.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
- MELLO, Rogério Silva de. Futsal – 1000 Exercícios. 3. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2000.
- SANTANA, Wilton Carlos de. Futsal. Metodologia da Participação. Londrina, PR: Lazer 7 Sport, 1998.
- LUCENA, Ricardo. Futsal e a Iniciação. 5. Ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2001.
- CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTSAL – Regras oficiais de futsal :2004-2005, Rio de Janeiro- sprint 2004
-SAAD, M. & COSTA, C. Futsal: movimentações defensivas e ofensivas. Florianópolis: BookeStore, 2001
-MUTTI, Daniel. Futsal: da iniciação ao alto nível / Daniel Mutti. – 2. ed. – São Paulo: Phorte, 2003.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
-FREIRE, J. B. Pedagogia do Futebol. Rio de Janeiro: Ney Pereira Editora Ltda., 1998.
- MELO, Rogério Silva. Sistemas e Táticas para Futebol. 2. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2001.
-RIUS, José Segura. Futebol: exercícios e jogos. São Paulo: Aratebi, 2003.
-TORRELLES, Alex Sans. Escolas de Futebol. Manual para organização e treinamento. São Paulo: Aratebi, 2003.
Estuda a origem e evolução, bem como a teoria e a prática do Futsal. Propicia a aprendizagem dos elementos técnicos e táticos e os aspectos metodológicos do esporte no ensino Médio e Fundamental.
OBJETIVO GERAL
Compreender o futsal como uma das manifestações da cultura corporal, e contribuir para o desenvolvimento crítico do futuro profissional de educação física, proporcionando reflexão sobre o seu papel na sociedade atual.
Constatar e apontar as possibilidades de superação das problemáticas significativas da prática pedagógica.
OBJETIVO ESPECÍFICO
· Possibilitar o entendimento do fenômeno futebol, a partir de referenciais históricos, teóricos e filosóficos, com vistas a fomentar olhares críticos sobre sua gênese e evolução.
· Propiciar vivências que evidenciem os fundamentos técnicos e táticos básicos no intuito de instrumentalizar os futuros docentes em Educação Física da UNIPAC- Campus Almenara
· Analisar noções básicas da regra oficial do futsal.
· Construir coletivamente alternativas metodológicas para o ensino do futebol no âmbito escolar
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
· Gênese e evolução histórica do futsal no Brasil e no Mundo.
· Desenvolvimento das capacidades coordenativos inerentes ao futsal
· Fundamentos técnicos e táticos do futsal ( tática ofensiva e defensiva, marcação: tipo, intensidade e linhas de marcação, marcação e desenvolvimento de goleiro linha, marcação e desenvolvimento de bola parada)
· Resumo das regras e modificações em 2006
· Bases teóricas-metodológicas para o futsal na escola.
· Relação entre: Futsal, Futebol e Mídia
PROCEDIMENTOS:
· Aulas teóricas expositivo-participativas
· Trabalhos em grupo
· Pesquisa na internet
· Leituras individuais e em grupo
· Debates e discussões
· Evento esportivo com a modalidade futsal
· Oficinas de práticas docentes (ministradas pelos alunos )
AVALIAÇÃO
Entendendo a avaliação como um processo contínuo, ela acontecerá no decorrer de todas as atividades, para tanto utilizaremos alguns elementos, tais como: apresentação de seminários, participação em aulas, prova escrita, evento com a modalidade futsal.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
- MELLO, Rogério Silva de. Futsal – 1000 Exercícios. 3. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2000.
- SANTANA, Wilton Carlos de. Futsal. Metodologia da Participação. Londrina, PR: Lazer 7 Sport, 1998.
- LUCENA, Ricardo. Futsal e a Iniciação. 5. Ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2001.
- CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTSAL – Regras oficiais de futsal :2004-2005, Rio de Janeiro- sprint 2004
-SAAD, M. & COSTA, C. Futsal: movimentações defensivas e ofensivas. Florianópolis: BookeStore, 2001
-MUTTI, Daniel. Futsal: da iniciação ao alto nível / Daniel Mutti. – 2. ed. – São Paulo: Phorte, 2003.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
-FREIRE, J. B. Pedagogia do Futebol. Rio de Janeiro: Ney Pereira Editora Ltda., 1998.
- MELO, Rogério Silva. Sistemas e Táticas para Futebol. 2. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2001.
-RIUS, José Segura. Futebol: exercícios e jogos. São Paulo: Aratebi, 2003.
-TORRELLES, Alex Sans. Escolas de Futebol. Manual para organização e treinamento. São Paulo: Aratebi, 2003.